Emocionar é conquistar os corações e torná-los sugestivos aos seus encantos. Esse é um dos aspectos mais relevantes que ressaltam a importância da emoção. Pessoas extasiadas em uma boa sinergia são facilmente conduzidas pelos elos guias da reciprocidade comercial. Um bom vendedor entende que a grande questão não é o produto em si, mas como ele pode se tornar um pedaço da essência da vida do seu cliente.

Quantas vezes escutamos as pessoas dizerem que compraram um produto no calor da emoção. Isso é muito comum de acontecer e há milhares de formas de ser realizado. Por exemplo, muitas vezes, vendas em coletivos surtem maior feito do que realizado individualmente. Carl Gustav Jung desenvolveu elementos interessantes da psicologia analítica, entre as quais ressalto o inconsciente coletivo. Na sua visão, esta é uma das camadas mais complexas da psique. Para ele, em síntese, alguns elementos da nossa bagagem cultural, tais como pensamentos, sentimentos e lembranças são compartilhados por toda humanidade e que esse processo não se desenvolve individualmente, mas sim coletivamente.

Exemplo disso foi uma experiência pessoal que passei. Uma vez um vendedor de livros sobre saúde alimentar visitou a empresa na qual eu trabalhava, reuniu todos os funcionários e sua abordagem fez com que seu produto parecesse e essencial à vida de cada um ali presente. Quando o primeiro comprou, houve uma atmosfera de competição e muitas pessoas compraram. Cinco anos depois, vários dos meus colegas de trabalho nem sequer chegaram a abrir o livro. Com esse exemplo, ressalto como as emoções em coletivos contagiam a ponto de nos fazer agir como se fossemos uma única pessoa, em situações de comportamentos de manada, em que indivíduos se comportam da mesma forma.

Como a decoração pode vincular uma atmosfera emotiva que pode aumentar o seu fluxo de pessoas e vendas no seu espaço? Há milhares de formas de se pensar um projeto desta magnitude. A primeira delas consiste em entender o seu público alvo e o ramo do seu negócio. É preciso avaliar, com os objetivos claros, o potencial das ações que são possíveis ao realizar um projeto de impacto, ousado e contagiante.

E o que pode ser mais contagiante do que a felicidade? Ficar perto de pessoas alegres te deixará mais próximo deste sentimento. Nesse ponto, um grande projeto de decoração que contagie crianças e adultos certamente tornará os seus possíveis clientes mais suscetíveis aos encantos dos seus produtos.

Por que o Natal é uma das épocas que mais consumimos? Não é simplesmente pela data em si, é todo um conceito e atmosfera que nos torna mais suscetíveis aos encantos de produtos nesta época. A magia da decoração nos shoppings centers, nas lojas e nas cidades nos torna emotivos e isto deixa os nossos bolsos mais abertos. A alegria das crianças é o maior presente para os pais, por isso é importante planejar estrategicamente uma decoração de Natal que vincule uma atmosfera emotiva, porque essa sensação será positiva para o seu negócio ou cidade e obviamente trará plena satisfação ao seu cliente.

Foz do Iguaçu, 2018

Logo, é fundamental para uma empresa que queira conquistar os corações dos seus clientes, pensar e planejar a decoração do espaço de venda dos seus produtos com o intuito de elevar o nível do fluxo de vendas. Crie uma atmosfera ousada e divertida, não permita que datas e momentos especiais sejam utilizados apenas pela concorrência.

Emocione e conquiste o melhor de cada cliente na sua cidade, ainda mais se a sua região for ponte de contato de grande fluxo de turistas. Renove o seu espaço e atraia novamente as pessoas que já amam o seu espaço. Elas vão contemplar uma transformação impactante da realidade e estarão à mercê da sua encantadora sugestão.